segunda-feira, 9 de novembro de 2009

LISBOA

Panorama Brasil em Movimento (PBM) é um projecto lançado em 2006 pelas académicas e pesquisadoras Rosana Martins e Goretti Pedroso. Visa estimular o intercâmbio cultural da língua portuguesa, a partir do cinema, pintura, música, teatro e que envolve artistas e académicos entre Portugal e Brasil, focando a temática dos direitos humanos, media, ambiente, arte e educação.

No mês que vai começar, Novembro próximo, o PBM vai ficar sediado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) sob a denominação: PANORAMA BRASIL-PORTUGAL EM MOVIMENTO- Media, Cidadania, Multiculturalismo - SÃO PAULO-LISBOA/2009. São curadores da iniciativa em Portugal, Rosana Martins, Francisco Rui Cádima e Ricardo Campos. No Brasil, Goretti Pedroso, Lucilene Cury e a artista Anna Guerra. A Produção e Montagem são assinadas por Ana Rita Chaves (Portugal) e Anna Guerra (Brasil).

Exposição: de 3 a 30 de Novembro de 2009, com obras de Anna Guerra, Pedro Vicente Alves Pinto, Grabriel CZS, Dan Mabe, Marcos Muzi e Nuno Rocha e participação de Maryline Vindeirinho (performance).

Cinema e Debates: auditório 2 da FCSH-UNL (Av. de Berna, 26-C, Lisboa), 3, 4 e 5 de Novembro - NU BAI, o Rap Negro de Lisboa; Antônia; Noel - Poeta da Vila.

Lançamento do livro Direitos Humanos, Segurança Pública & Comunicação, de Rosana Martins, Maria Goretti Pedroso e Tabajara Novazzi Pinto (orgs.), São Paulo: Acadepol (dia 3).

Contactos: Rosana Martins (
rosanasantosposse@yahoo.com.br) e Cristina Rocha e Chico Fialho (imprensa@inforpress.com.br). Mais informações aqui.


























PORTUGAL PROMOVE E PARTICIPA ATIVAMENTE DO PANORAMA BRASIL EM MOVIMENTO

PBM, a brasilidade em forma poética, multicultural e contemporânea no uso de novas tecnologias!

O Panorama Brasil em Movimento- PBM apresentará as obras de Anna Guerra (retrato das mulheres do nordeste, identidade e força), Pedro Vicente Alves Pinto, Grabriel CZS, Dan Mabe (registro da linguagem das ruas), Marcos Muzi e Nuno Rocha (a contemporaneidade identitária vista pelas lentes tecnológicas), a exposição visualiza o adensamento de reflexões sobre arte, cultura e educação para os direitos humanos. A mostra estará acessível ao públido de 3 a 30 de novembro de 2009. Ainda acontecerão: performances do Hip-Hop de Batom e Maryline Vindeirinho; debates sob os mais diversos temas da comunicação e estética a partir da projeção dos filmes: Poeta da Vila, Antônia e Nubai o Hap Negro de Lisboa; e o lançamento do livro: Direitos Humanos, Segurança Pública & Comunicação"/ Rosana Martins; Goretti Pedroso; Tabajara Novazzi Pinto.
O tecido social apresenta situações e sensações que apontam para diferentes poéticas. Inserido no ritmo vertiginoso do cotidiano, as obras participantes buscam o olhar reificado que se reconhece como parte integrante - e pulsante - que, somada à história particular de cada indivíduo, forma o composto social em seus múltiplos aspectos. Busca-se tematizar, no conjunto das obras participantes, os diversos ângulos que ressalta a cultura e o espaço social. A abrangência do PBM é multidisciplinar, multicultural. Suas ações giram em torno das temáticas: cidadania, direitos humanos, segurança pública, cultura, linguagem e comunicação. Tudo está explicitamente contemplado nas atividades, programas, obras editoriais e conferências realizadas pelas equipes técnicas que integram o projeto. É, portanto, um mosaico bem estruturado, contemporâneo e agregador de manifestações e tecnologias culturais pelo mundo que propõe não só a aproximação de povos, mas resgata o brasileiro fora de suas fronteiras, apresentando-lhes a vanguarda dos acontecimentos da brasilidade que permeia a atualidade política, econômica e, sobretudo, social e de sustentabilidade do planeta. Trata-se de uma manifestação genuína que tem por missão divulgar de forma poética, artística, literária a imagem do Brasil do século XXI, no uso de novas tecnologias e consequentes desdobramentos estéticos, conflituais e conceituais. Conta com a colaboração, apoio e parceria: CIMJ - Centro de Investigação Media e Jornalismo, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (PT); Centro de Estudos Cibernética Pedagógica da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo- ECA/USP (BR); GETS- Grupo de Estudos Técnico de Segurança da Universidade de São Paulo- USP (BR); CEMRI- Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta de Lisboa (PT); Associação Diálogo e Ação (Lisboa-PT); Casa da América Latina (Lisboa-PT); Embaixada do Brasil em Lisboa (PT). Entre outros organismos.
Assim, é que Portugal abraça o PBM sediando-o nos territórios da Universidade Nova de Lisboa sob a denominação: PANORAMA BRASIL-PORTUGAL EM MOVIMENTO- Mídia, Cidadania, Multiculturalismo - SÃO PAULO-LISBOA/2009. De um lado Portugal e do outro Brasil, separados pelo oceano, agora se unem através da conexão cultural que pode ser entendido no sentido de fortalecer e consolidar o fraterno relacionamento de laços tão antigos, tão especiais, tão estreitos e tão fortes que unem historicamente os dois países e que sejam preservados e desenvolvidos. O Panorama Brasil-Portugal em Movimento integra o acordo cooperativo entre Universidade de São Paulo (Escola de Comunicações e Artes - Departamento de Comunicações e Artes) e Universidade Nova de Lisboa (Departamento Ciências da Comunicação) e é focado, sobretudo, em gerar redes de apoio e parcerias de cooperação técnica e científica de entidades públicas e associações ligadas aos direitos humanos, com objetivo de integrar e articular no fortalecimento das temáticas ligadas aos desafios do desenvolvimento comunicacional humano e políticas públicas. O evento abrange densa programação entre trabalhos brasileiros e portugueses. São seus curadores: Portugal/ Dra. Rosana Martins, Dr. Francisco Rui Cádima e Dr. Ricardo Campos e Brasil/ MsC. Goretti Pedroso, Dra. Lucilene Cury e a artista e arquiteta Anna Guerra. A Produção e Montagem em Portugal são assinadas por Ana Rita Chaves, experiente profissional da comunicação, brasileira radicada em Lisboa, entre outras atividades executivas, presidente da Associação Européia Dialogo e Ação.
SERVIÇO DO EVENTO:
 Data(s): 3 de novembro à 30 de novembro de 2009
 Local: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade de Nova de Lisboa-
Avenida de Berna 26-C- Lisboa
 (+351) 21 790 83 00- Portugal/PT
 Horário(s): 14hs00 às 19hs00
 Contato(s) Portugal: rosanasantosposse@yahoo.com.br
 Contato(s) Brasil: cristinarocha@inforpress.com.br


Contatos com a Imprensa com Inforpress Assessoria de Comunicação, com Cristina Rocha e Chico Fialho, imprensa@inforpress.com.br, (55 11)3064-2188, fax: (55 11)3082-5499.

Nenhum comentário:

Postar um comentário