quarta-feira, 8 de junho de 2011

Exposição "Máscaras do Cotidiano" de Cláudio Souza Pinto

Nessa terça-feira, 07 de junho, inauguramos mais uma exposição no Espaço Galeria 3058A.


Sobre o artista:

"Claudio Souza Pinto nasceu em São Paulo, e é graduado em Desenho Industrial pela Universidade Mackenzie, trabalha e vive no Brasil, fez várias exposições na Europa, EUA, participando em Bienais e Salões Internacionais de Arte. Algumas obras estão no acervo da Fundação Focus Albengoa - Sevilla – Espanha, e fazem parte também do acervo de colecionadores de arte.

Atualmente trabalha com galerias internacionais e brasileiras, e foi convidado para uma Bienal na Turquia como artista homenageado.

Pintor-poeta–humorista. A definição dada ao estilo de Claudio Souza Pinto é inusitada. Mas, sem dúvida traduz bem o trabalho desse artista plástico brasileiro, reconhecido há anos na Europa e que vem, aos poucos, conquistando o público do seu país. Em primeiro momento, suas telas são vistas como um mundo de fantasia, mas o artista explica melhor: 

"Pinto as vestes do ser humano, pois a sociedade só dá valor à aparência. Só que estas camuflam sentimentos", 

Para ele, as máscaras são mais do que frutos da criatividade, 

"Todos nós temos diferentes máscaras de comportamento, que surgem de acordo com a ocasião". 

Imagens fantásticas, surrealistas? A primeira vista sim, mas as telas deste artista tem muito de realidade a dizer. De um jeito bem humorado, ele faz uma crítica a sociedade que valoriza o ser humano pelo que tem e não pelo que pensa ou faz. Mas para entender melhor o que o artista pretende com seu trabalho, basta levar em conta a frase que ele próprio costuma usar:
"Transformo situações do dia a dia com filtro surrealista e crio imagens fantásticas e bem humoradas.”.
A figura humana está sempre presente em suas telas, só que de forma sublimada, já que seus corpos não aparecem. Eles são representados pelas suas vestes, movimentos e estado de espírito. Os rostos se escondem atrás de máscaras, ocultando o verdadeiro EU de cada um." 

A mostra conta com 15 giclees (reproduções) do artista. 
















Fotos por Reinaldo Figueiredo - reinaldo-figueiredo@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário