terça-feira, 16 de março de 2010

ArtExpo New York



Poucos trabalhos artísticos têm tanto apelo e credibilidade junto ao público infantil quanto a obra de Daniel Azulay, que atua no mercado do entretenimento há mais de 25 anos. Desenhista premiado no exterior, ilustrador, autor de literatura infantil, artista plástico, educador e compositor, sua grande criação, A Turma do Lambe-Lambe, direcionada ao público infanto-juvenil, surgiu em quadrinhos e ganhou o formato televisivo. Foi apresentada em duas redes de televisão brasileira durante dez anos consecutivos com enorme sucesso, com seus oito personagens levando a cada pessoa a inspiração e a crença necessárias para seguir em frente rumo ao sucesso. A Turma continua presente no cenário brasileiro em livros, quadrinhos, albuns de figurinhas, gibis e CD-ROMs, além de ter reestreado em 2007 na TV Rá-Tim-Bum, canal infantil brasileiro da TV por assinatura, todos os dias nos intervalos da emissora, em histórias curtinhas.
Azulay nunca descuidou, porém, de seu lado artista plástico. Foi formando um acervo de obras que mereceu destaque nas artes brasileiras pela inovação e diversidade. Influenciado pelos movimentos de vanguarda da pintura mundial, experimentou técnicas variadas, usou imagens digitais, combinou materiais de diferentes texturas em suas telas. Sua linguagem artística desabrochou em cores vibrantes, linhas arrojadas, formas inusitadas e abstratas, elementos móveis, em que são sintetizadas suas reminiscências da infância, esporte e natureza. Com seu espírito jocoso, buliçoso e inquieto, cria opções de participação com o visitante, como as telas magnéticas em que novas composições podem ser formadas.
Para comemorar seus 30 anos de carreira, Daniel Azulay mostrou sua pintura contemporânea, na Casa da América Latina, em Lisboa, com a exposição A Porta, em outubro último. Encerrou 2009 com uma exposição no Salon National des Beaux-Arts, no Caroussel do Louvre, em Paris, partilhando o espaço com esculturas, pinturas e grafites de outros artistas brasileiros.
No final deste mês, por iniciativa de Bia Duarte, da B Licenças Poéticas, Daniel Azulay estará exibindo suas criações mais recentes, ao lado de outros expressivos nomes das artes plásticas brasileiras, como Anna Guerra, Rosali Leão , Suzy Magalhães, Alessandro Galvão, Charles Chaim e David Dalmau, na ArtExpo New York, a maior feira mundial de comercialização de arte.
Quem só conhece o lado desenhista e ilustrador de Azulay se surpreenderá com o talento transbordante do artista plástico em sua plenitude.
Sempre participativo e reconhecido por seus trabalhos, campanhas e projetos de ação social, Azulay criou em 2004 o Crescer com Arte, visando, através do ensino da arte, a inserção social de menores de instituições e famílias de baixa renda, bem como portadores de deficiências físicas variadas. Com a Oficina de Desenho iniciou uma rede de unidades franqueadas que difundem seu método audiovisual de desenho para várias faixas etárias. O Escritório de Arte de Azulay está em Ipanema, Rio de Janeiro.
ArtExpo New York 2010-25 a 28 de março de 2010-Pier 94-Hudson River-New York, NY, EUA
Daniel Azulay, Funny Wall Faces, 600x620

Nenhum comentário:

Postar um comentário