domingo, 13 de dezembro de 2009

PANORAMA BRASIL EM MOVIMENTO

HISTÓRICO
O Panorama Brasil em Movimento – PBM, tem sua história, desenvolvimento e início no ano de 2006 em São Paulo-SP na Universidade de São Paulo- USP por um grupo de acadêmicos, artistas, comunicólogos e educadores, liderados por duas jovens professoras universitárias tituladas, pesquisadoras e estudiosas dos movimentos socioculturais, para observar a sociedade, suas inquietações e conflitos no estabelecimento da cidadania, dignidade, desenvolvimento e novas tecnologias. Ao longo desses poucos anos já se transformou numa manifestação cultural brasileira que ultrapassa fronteiras. Um programa contínuo de discussões e apresentações culturais que abraçam as artes visuais, plásticas, a musica, a dança, o cinema. Sua missão é buscar estimular o aumento dos fluxos de cooperação; compartilhar experiências e conhecimentos; divulgar a imagem do Brasil contemporâneo; favorecer trocas e diálogos culturais; experenciar novas tecnologias; colaborar no levantamento de temas e pesquisas; e desenvolver alianças, onde houver potencial para avançar agendas de trabalho comuns no campo dos direitos humanos.
Panorama Brasil em Movimento (PBM) é multidisciplinar, e suas ações giram em torno das temáticas: cidadania, direitos humanos, segurança pública, cultura, linguagem e comunicação. Tudo está explicitamente contemplado nas atividades, programas, obras editoriais e conferências realizadas pela equipe técnica que integra o projeto.  Assim, o PBM é um mosaico bem estruturado, contemporâneo e agregador de manifestações e tecnologias culturais pelo mundo que propõe não só a aproximação de povos, mas resgata o brasileiro fora de suas fronteiras, apresentando-lhes a vanguarda dos acontecimentos da brasilidade que permeia a atualidade política, econômica e, sobretudo, social e de sustentabilidade do planeta. O PBM é uma manifestação genuína que tem por missão divulgar de forma poética, artística, literária a imagem do Brasil do século XXI, no uso de novas tecnologias e consequentes desdobramentos estéticos, conflituais e conceituais.
O PBM estabelece iniciativas em ambientes de atividades de educação formal e não-formal. A realização de estudos, pesquisas, debates, exposições, ciclos de cinema, por exemplo, visam estimular a promoção do conhecimento sobre os Direitos Humanos, no confronto entre o saber formal e informal ao integrar organizações da sociedade civil e agentes do poder público, em prol da segurança e da cidadania.
O tecido social apresenta situações e sensações que apontam para diferentes poéticas. Inserido no ritmo vertiginoso do cotidiano, as obras participantes buscam o olhar reificado que se reconhece como parte integrante - e pulsante - que, somada à história particular de cada indivíduo, forma o composto social em seus múltiplos aspectos. Busca-se tematizar, no conjunto, os diversos ângulos que ressalta a cultura e o espaço social.
Destaca-se nos programas propostos pelo PBM, fortemente, o papel contributivo e construtivo para uma visão critica de retorno positivo da sóciohistória brasileira no que tange a sua multiculturalidade e interdisciplinaridade, na medida em que instiga a discussão de questões relativas a cultura, educação, políticas culturais, afirmação da diversidade, acessibilidade, disseminação de valores solidários, cooperativos e de justiça social, nas mais diversas mídias.
O Panorama Brasil em Movimento conta com a aquiescência de simpatizantes nacionais e internacionais, pois vêem no projeto um campo propagador institucional e promocional de alto valor no campo da cultura, educação e comunicação na consecução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário