sábado, 4 de dezembro de 2010

DIÁRIO DE ANNA GUERRA

Uma Experiência Grandiosa  
                                                  

Uma conexão ,  que fortalece relacionamentos entre diversas partes do mundo, estimula o intercambio cultural, envolve e mobiliza a sociedade a partir do cinema, música, pintura, vídeo arte, teatro, literatura, reflexão, diálogo e ação,  este é o Projeto PANORAMA BRASIL EM MOVIMENTO.

Nesta edição com o tema Mídia, Arte e Tecnologia, envolvendo artistas e acadêmicos, Portugal nos recebe com muito carinho, tendo a cidade de Lisboa como sede desta edição.

“CIDADANIA, CULTURA, ARTE E EDUCAÇÃO”, um projeto sem fins lucrativos.

Falando de artes plásticas, eu, como curadora e artista integrante deste projeto, tendo o orgulho de fazer parte da Academia Brasileira de Belas Artes- RJ, venho aqui contar para vocês um pouco do que vivemos.

Saimos do Brasil, dez artistas, com destino a Lisboa, cada uma com suas obras enroladas em baixo do braço, em busca de mais uma experiência fora do país.  
Após algumas reuniões em São Paulo, no Atelier Anna Guerra, todos estavamos dispostos a encarar esta viagem, simplesmente pelo fato de divulgar o nosso trabalho no exterior. Uma equipe de coragem.

A única certeza que tínhamos era que faríamos duas exposições uma na Casa da America Latina e outra na Casa do Brasil em Lisboa.
Estava a nossa espera o Dom Carlos Hotel, com reservas para todos os artistas e dois integrantes da equipe de montagem.
A negociação foi feita através da equipe comercial do Grupo Dom Carlos,  representada pelo Sr. Luiz Antonio Cunha (que não cheguei a conhecer, mas teria o maior prazer) apresentado a mim pelo amigo Carlos Bettencourt, e o Sr. Antonio Valério Painha, diretor comercial do mesmo. A hospedagem foi nos cedida em caráter de apoio, por se tratar da divulgação  da arte brasileira no exterior, sem nenhum ônus para os artistas.
Ao chegar em Lisboa uma grande surpresa já no aeroporto ãs 6h00, o Sr. João Raminho estava a nossa espera. Só o tinha visto atravéz da sua foto no perfil do Facebook
(globalização). Não sabia que ia encontra-lo mas logo o reconheci. Gentilmente nos levou até o HOTEL, que vergonha mulher quando viaja carrega bagagem que serve para uma vida. (rsrsrs).


 E assim foi, ao chegar ao Hotel outra surpresa, maravilhoso, fomos recebidos pelo “Painha”, tomei esta liberdade, pois o cidadão gentil, nos recebeu com um carinho de quem já nos conhecia faz tempo, nunca o tinha visto antes.



Chegamos em nossos aposentos, e fomos descansar um pouco, quase 10 horas de voo.
Ao final do dia meu apartamento logo se transformara numa oficina. Tinhamos que entelar todos os quadros. Entra em cena o nosso amigo Josimar, que nos levou para cima e para baixo, como se fala em Pernambuco, atrás de Chassis, de diferentes tamanhos. A tarde estavam na “oficina”, Eu, Kika Goldstein, Gedeon Costa, Ricardo Penino, Nicholas Petrus, Lia Thoma, Dan Mabe, Silvio Simão e Josimar Costa, com muita disposição para encarar esta jornada.
Lá pelas tantas tudo pronto, para a montagem do dia seguinte, fomos passear pelo Bairro Alto e comer um Bacalhau....lógico. Encontramos a cervejaria Trindade, uma homenagem ao nosso amigo Carlos Bettencourt.

Cervejaria Trindade

Dia seguinte todos no café da manhã, delicioso "pequeno almoço" regado à pastéis de belém.
Seguimos para casa da America Latina e recebidos pela Diana, e pela Maria Xavier, executamos a primeira montagem, tudo pronto para inauguração.  Uma nova  surpresa, cobertura da Globo internacional, programa Cá Estamos, jornalista Gonçalo Oiveira.

Casa da America Latina

Terceiro dia nossa equipe segue para a Casa do Brasil em Lisboa, enquanto montávamos a segunda  exposição, recebemos um convite para fazer um grafite nas paredes da mesma. Diversão completa, regada a um belo chopp e almoço feito por nosso querido blu. Uma grande festa organizada pela Rita e pelo Carlos Viana, deixando nas paredes do Bairro Alto uma marca do Brasil ....Alegria total!

Casa do Brasil em Lisboa

Já no fim da viagem, todos de folga, fomos ao Bairro Alto mais uma vez, tomar umas cervejas na Tendinha do Atalaia, um boteco regado a poesias do Fernando Pessoa e frequentado por figuras folclóricas, e nos despedir dos amigos que lá fizemos, era nosso objetivo. Chegando lá, mais uma nova surpresa, estava passando a reportagem do Cá Estamos no telão que tinha sido gravada por eles, um presente para a turma do Brasil, que delícia.


Tendinha do Atalaia

Estava chegando a hora de irmos , pois a Alemanha era nosso próximo destino.
Na hora da despedida, uma grande emoção, chega-me ao apartamento um livro com capa de couro, muito alinhado, trazido pelas mão da Ana João, uma simpática moça da equipe Dom Carlos que teve que aguentar esta turma em Lisboa, ah! Agora ela é minha amiga do Facebook.
De um lado Portugal e do outro Brasil, separados pelo oceano, unidos através de uma conexão cultural é a arte brasileira se espalhada no mundo!!!!!!

Só tenho que agradecer a todos, inclusive os que não citei aqui mas que tiveram papel fundamental para realização deste evento, por todo o apoio e carinho recebido, e a Cyberartes pela oportunidade de divulgar esta história.

www.cyberartes.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário